20 de janeiro de 2011

14 de janeiro de 2011

O que eu tenho para dar?


Texto Bíblico.Atos 3.1-16vv1.Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.
Vv.2E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
vv.3Ele, vendo a Pedro e a João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
vv.4E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
vv.5E olhou para eles, esperando receber alguma coisa.
vv.6E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
vv.7E, tomando-o pela mão direita, {o} levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram.
vv.8E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
Vv.9E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;
vv.10e conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à Porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro pelo que lhe acontecera.
vv.11E, apegando-se ele a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles no alpendre chamado de Salomão.
vv.12E, quando Pedro viu isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?
vv.13O Deus de Abraão, e de Isaque, e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.
vv.14Mas vós negastes o Santo e o Justo e pedistes que se vos desse um homem homicida.
vv.15E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas.
vv.16E, pela fé no seu nome, fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; e a fé que é por ele deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.”

Introdução.
Eu gostaria de iniciar esta mensagem contando um fato ocorrido conosco la em goiania.Em um dia que estavamos fazendo vizitas evangelisticas, e fomos chamados por uma mulher de nome Sueli, esta se encontrava tremendamente perturbada e infeliz, ja faziam trez dias que ela não dormia. Quando chegamos la conversamos com ela e falamos a ela que Deus a amava e que bastava confiar nele, ela chorou pediu ajuda e nós oramos por ela, e logo em seguida fomos embora, passando se alguns dias minha esposa dsa Marta a encontrou caminhando pela rua e le perguntou como ela estava passando? Ela respondeu que depois da vizita o lar dela estava em paz como nunca estivera antes, e ela estava dormindo tranquilamente.
Eu pergunto a cada um que le esta mensagem,o que voces tem para dar?
E eu me pergunto neste momento, o que eu tenho para dar?
______________________________________________________________
I. este texto de atos nos mostra um episodio acontecido com Pedro e João, e nos revela que nós, os cristãos estamos neste mundo não apenas para possuirmos bens materiais, mas sim a maior de todas as riquezas, que é Cristo Jesus
Aplicação.não estou querendo dizer que o servo de Deus não pode possuir bens materiais,o que eu quero dizer é que o servo de Deus precisa se preoucupar muito mais com o evangelho de Cristo do que com as coisas deste Mundo, eu preciso ter as riquezas cristãs para dar aos que precisam delas.
_______________________________________________________________
II.Eu preciso ter frutos para dar, e estes frutos precisam ser permanentes.João 15:16.” Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”
Aplicação.para que os discipulos não ficassem com a impressão de que somente eles estavam nos planos de Deus, Cristo esclarece então que eles tiveram o privilégio de receber uma posição especial para transmitir o evangelho a outros, eles foram escolhidos, não para seu proprio prazer ou orgulho. Antes, Cristo os nomeou tendo um serviço em mente, o de dar frutos que permanecessem. Antes o fruto que Cristo se refere era apenas o amor,mas agora precisa ser o amor em ação, que conciste em proclamar o evangelho de Cristo, pois não existe maior expressão de amor do que esta, o falar de Jesus a outras pessoas. Eu e você precisamos dar frutos e tais frutos precisam permanecer.observação:Jesus se preoucupava com o grau de expressão de amor entre os discipulos, pois tal amor poderia ser exemplo para os novos convertidos.
_____________________________________________________________
III. Eu preciso ter boas novas, paz, o bem, e a salvação em cristo para dar.Isaias.52:7 Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!”
Aplicação. Este versiculo expressa a alegria e a consolação que o evangelho da ao povo de Deus. Para os crentes os próprios pés dos mensageiros do evangelho são belos, pois transmitem a coisa mais linda do universo, o amor redentor do Pai amado.esses pés Levavam á arruinada Jerusalem as boas novas que anunciavam que Deus providenciara a libertação de Israel da babilonia,esses mensageiros deviam servir como tipo de missionarios do evangelho do N.T(Rm.10:15), para anunciar a Paz ou shalom, que inclui a reconciliação entre Deus e o homem, a cura da alma doente do pecado e a prosperidade espiritual de uma vida harmoniosa com Deus.Os teus pés e os meus pés seram belissimos se darmos estas coisas as pessoas necessitadas
_____________________________________________________________
IV.Eu preciso ter o fruto do espirito Santo para dar.Galatas.5:22Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”
Aplicação.tudo aqui esta em contraste: fruto em lugar de obras; o Espírito em lugar de carne; e uma lista de virtudes grandemente atraentes e desejáveis em lugar das coisas feias que acabaram de ser citadas nos versículos 19,20,21. A palavra fruto, estando no singular, como se apresenta nas cartas de Paulo, tende a enfatizar a unidade e coerência da vida no Espírito, oposta á desorganização e instabilidade da vida sob os ditames da carne. É possível, também, que o singular tenha a intenção de apontar para a pessoa de Cristo, no qual todas estas coisas são visíveis em sua perfeição. O Espírito procura produzir-las reproduzindo Cristo no crente, pois sem tal Fruto como o crente em Cristo pode estar na presença de Deus e ter algo a dar? Observe atentamente, como esta sua vida Cristã?
Conclusão.
Em toda parte que eu vou e lido com as mais variadas personalidades, eu na maioria das vezes ouço a seguinte frase: eu sou Cristão a muito tempo e creio ser fiel a o Cristo que sirvo, mas basta alguns minutos de conversa para esta mesma pessoa começar a falar mal de outra pessoa ou irmão em Cristo, essa mesma pessoa as vezes possui problemas com os filhos ou marido ou vizinho, e a conclusão que chego junto com esta mensagem é, sera que estamos realmente dando algo de bom aos que nos sercam? Se não estamos e momento de repensarmos em nossa vida Cristã mesmo que esta ja se avança por muitos anos, e hora de reciclagem.